“HERO OF THE DAY”
Este texto surgiu numa noite em que perdi o sono. Imaginem vocês que, após 14 horas de trabalho e, mesmo estando muito cansado, o sono não veio. Às 03:00 da madrugada, diante do meu teclado, tentei entender o porquê de não conseguir dormir. Na verdade, durante todo este dia eu passei refletindo sobre a vida e, com certeza, este foi o principal motivo de não conseguir pregar o olho.
Durante toda a minha infância, nos anos 80, acreditávamos num futuro moderno, ameno e tranquilo. Tínhamos a feliz certeza de que os anos 2000, por exemplo, seriam de alta tecnologia, de conforto e de outras fronteiras a serem conquistadas. Sonhávamos com a real possibilidade de viajarmos pelos mundos, atingindo os quatro cantos do Universo com as nossas naves ultramodernas. Vivíamos o sonho do Star Trek, do Star Wars, ou seja, tudo seria diferente, maravilhoso e tranquilo.
Infelizmente, nada se concretizou. Digo nada, porque vivemos hoje uma realidade dura que tende a piorar a cada dia. Até vivemos o sonho antigo de uma vida melhor, mas tudo o que vemos é uma sociedade em queda, desestabilizada no seu principal arcabouço. Vivemos sim o remake da idade média. A realidade nua e crua é que, 500 anos depois do pior momento da história da humanidade, não conseguimos reverter o nosso principal vício, o egoísmo. E hoje ainda existe o consumismo que transforma as pessoas em bestas-feras a comprar tudo que veem pela frente, mergulhando muitas vezes em dívidas infindáveis, trazendo desestabilidade para as famílias, inconformismo no trabalho, depressão, etc.
Se você duvida do que estou dizendo, experimente sair às sete da manhã de casa, em São Paulo, e encarar o metrô. Ou melhor, pegue o seu carro e tente andar 1 km apenas. E detalhe, falo desta cidade porque vivo aqui. Converse com as pessoas na rua e você verá que, 92 em cada 100 pessoas estão insatisfeitas. Isso tudo gera mais crimes, mais mazelas, mais doenças, enfim, provavelmente um futuro terrível que pode acabar determinando um fim trágico.
Bem, você pode até pensar que estou muito pessimista, mas perdi o sono pensando quem eu serei daqui a duas horas e meia. Qual a armadura que vou ter que vestir para enfrentar pelo menos 20 horas de combates extremos. E o pior disso tudo é que não dá para ser um super-herói só. Todo santo dia, a partir das 05:30, eu e vocês teremos que ser um novo combatente a matar vários leões por dia. Por isso, vamos ouvir o som que separei para vocês.
Aumentem o som e sintam o clima. Vocês vão entender porque perdi o sono!
Marcelo Smith.
sexta-feira, 1 de julho de 2011
CULT 67 - ARTIGO
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Um comentário:
Grande texto. Reflexão pertinente. Faz total sentido comparar os dias de hoje à idade média. Parabéns, Marcelão!
Queri estar vivendo ,na verdade, na era do JETSONS...
abraço.
Dr.HOUSE
Postar um comentário