"FICHA TÉCNICA II"
No post desta semana daremos continuidade ao quadro FICHA TÉCNICA. Nada mais importante neste dias de Michael “Farofa” Teló, recuperar a história de uma das bandas mais importantes do cenário Rock mundial. Na opinião de muitos, RUSH é a perfeição em forma de música, ou seja, nunca foi tão gostoso e prazeroso ouvir curtir um som.
No post desta semana daremos continuidade ao quadro FICHA TÉCNICA. Nada mais importante neste dias de Michael “Farofa” Teló, recuperar a história de uma das bandas mais importantes do cenário Rock mundial. Na opinião de muitos, RUSH é a perfeição em forma de música, ou seja, nunca foi tão gostoso e prazeroso ouvir curtir um som.
Vamos nessa! Ah! É claro que no final do post vamos ouvir música.
Comentem
Marcelo Smith
Rush
É uma banda canadense de rock progressivo formada originalmente em agosto de 1968, na cidade de Toronto, Ontário, composta pelo baixista, tecladista e vocalista Geddy Lee, pelo guitarrista Alex Lifeson, e pelo baterista e letrista Neil Peart. O grupo teve apenas duas formações, além da atual. A primeira contava com o baixista e vocal Jeff Jones, que foi substituído por Geddy Lee ainda em 1968, e com o baterista John Rutsey, que gravou apenas o primeiro álbum da banda, intitulado Rush, e foi substituído por Neil Peart em julho de 1974, duas semanas antes da primeira turnê nos Estados Unidos, devido a problemas de saúde de John Rutsey. (A participação de Jeff Jones na banda deu-se apenas enquanto a banda ainda tocava somente covers de outros artistas. Muitos nem consideram-no como um ex membro da banda.)
Desde o lançamento do álbum de estréia em março de 1974, Rush tornou-se conhecido pelas habilidades instrumentais de seus membros, composições complexas, e letras ecléticas, que abordam pasadamente a ficção-científica, fantasia, e filosofia, dirigindo-se a assuntos humanitários, sociais, emocionais, e ambientais.
Musicalmente, o estilo evoluiu ao longo dos anos, iniciando-se no blues inspirado no rock em seus primeiros álbuns e, em seguida passando por fases em que predominaram as influências do hard rock, rock progressivo, um período dominado pelos sintetizadorese, mais recentemente, o rock moderno. Eles têm influenciado vários artistas musicais, incluindo Metallica, The Smashing Pumpkins e Primus, bem como as bandas de metal progressivo como Dream Theater e Symphony X.
A banda ganhou alguns Juno Awards, e foi adicionada ao Canadian Music Hall of Fame em 1994. Ao longo de sua carreira, os membros foram reconhecidos como sendo alguns dos mais eficientes em seus respectivos instrumentos, com cada membro ganhando vários prêmios em diversas publicações especializadas. Como um grupo, Rush possui vinte e quatro certificações de ouro e catorze de platina (3 multi-platina) registrados. Segundo a RIAA, o Rush é o quarto colocado nas estatísticas de vendas de álbuns consecutivos de ouro ou platina por uma banda de rock, atrás de The Beatles, The Rolling Stones e Aerosmith. O grupo também se classifica na 78° de números de vendas nos E.U.A., com 25 milhões de unidades. Embora o número total de vendas não são calculadas por uma única entidade, a partir de 2004 várias fontes da indústria mundial estimaram as vendas em mais de 40 milhões de unidades.
Membros
trio
Geddy Lee - baixo, vocal e teclados
Alex Lifeson - guitarra
Neil Peart - bateria
Outros
John Rutsey - bateria (1968 - 1974)
Discografia
Álbuns de estúdio
Rush (1974)
Fly by Night (1975)
Caress of Steel (1975)
2112 (1976)
A Farewell to Kings (1977)
Hemispheres (1978)
Permanent Waves (1980)
Moving Pictures (1981)
Signals (1982)
Grace Under Pressure (1984)
Power Windows (1985)
Hold Your Fire (1987)
Presto (1989)
Roll the Bones (1991)
Counterparts (1993)
Test for Echo (1996)
Vapor Trails (2002)
Feedback (2004)
Snakes & Arrows (2007)
Clockwork Angels (2012)
Um comentário:
Rush = Banda sagrada!vMesmo patamar do The Who e do Kiss!Incomparáveis.
Rush = Mais alto nível que um músico pode chegar com seu instrumento!
Um dos meus orgulhos foi ter visto 4 shows deles. Cada um deles de 3 horas. Tenho 12 horas de Rush no Curriculum!!
Excelente, Marcelão!
Abraço
Postar um comentário