“Morde e assopra”
Me considero um cara da mídia, mas tenho que confessar que sou péssimo analista para músicas, especialmente Rock and Roll depois do ano 2000. Talvez seja devido à qualidade dos trabalhos que saíram depois deste ano ter piorado muito. Digo piorado porque já falei aqui neste espaço que a década de 90 foi a década perdida, pós-80, década de um vazio cultural e musical impressionante.
Há 13 anos vivo coletando algumas músicas para tentar analisar e configurar o pós-2000. Diga-se de passagem, a tarefa é insana, pois 99,9% das músicas não prestam. Sem ser radical, a coisa está muito comercial e, quando digo isso, o comercial de hoje é algo criado para acéfalos. Vivemos a era do “não sei quem sou”, não quero ser nada, quero apenas ouvir um barulho despretencioso. Funk carioca? BARULHO ESCROTO! Sertanejo Universitário? MÚSICA DE VÔMITO! Rock Emo? MÚSICA DE DIARRÉIA.
Portanto, meus amigos, o cenário é aterrorizador e de desespero. Só para vocês terem uma ideia, fiquei 10 dias no Rio de Janeiro e a única rádio que consegui ouvir direto foi a CBN. Em SP, ainda tenho uma ilha de música que presta, cercada de bosta por todos os lados, que é KISS FM.
Bem, diante disso, não posso deixar de considerar que ainda não temos uma luz no fim do túnel, mas, como bom amante da arte, sei que uma hora tudo muda e voltaremos à criatividade total. Minha esperança é que a geração do Gabriel (daqui a 20 anos (2033, putz!)) possa ter algo de novo, que agrade mais do que machuque os nossos ouvidos. Chega dessa porra de REVIVAL o tempo inteiro e vamos mudar, fazer algo de novo!
Texto polêmico para começar 2013? Que se lasque! Vou pegar pesado mesmo este ano!
Como não posso deixar de registrar, nessas minhas pesquisas com palito de dentes (isso porque consigo pegar pouca coisa que presta), consegui encontrar esta música de uma banda que, de verdade, eu ODEIO. Sim, THE STROKES faz parte desse lixo todo que falei acima, mas, finalmente, fez uma música que presta. Ouvi a versão ao vivo e a de estúdio. Gostei mais da versão ao vivo. De qualquer maneira, coloco as duas para que vocês escolham. Ah, essa banda é muito merda, mas nesta música se superou. Falo mal da banda com propriedade e vou dar um pequeno exemplo: toda música dessa banda começa com essa guitarrinha tocando 2 notinhas. Parece repentista!
Vamos nessa! Comentem!
Marcelo Smith
Nenhum comentário:
Postar um comentário