Bem, nas duas homenagens que vou fazer, não escolhi um desenho tecnológico. Optei por chamar a atenção de vocês para outro fato. Ontem estive lendo um artigo sobre educação infantil e o “pedagogo” escreveu:
“Os desenhos antigos criavam na mente das crianças distorções de caráter. Veja o exemplo do Pica-pau. A tônica do desenho era se dar bem a qualquer preço”
Bem, pobre deste homem que se diz pedagogo-demagogo. Eu sempre assisti ao pica-pau e sua turma, e nunca passei ninguém para trás. Isso é desculpa de uma sociedade que faliu completamente nos seus valores e conceitos e de tecnocratas da educação que, na verdade, querem vender livros. Mal-caratismo não se aprende nos desenhos; mas se aprende, muitas vezes, com os próprios pais e com a família.
Bem, então, vamos viajar para 1982 e, com certeza, vamos provar que o “vendedor de livros” está errado.
TURMA DO PICA-PAU – “A LENDA DO PICO DA CANÇÃO DE NINAR”
De todos os desenhos que assisti na vida, talvez este tenha mexido mais comigo. Não sei o motivo, mas um desenho que deveria me divertir, me deixava triste. Talvez seja a música, talvez o tema final que mostra a amizade, mesmo estando o urso e o cachorro de lados opostos. Verdadeiramente não sei. O que sei é que fico tocado até hoje.
Este desenho segue a mesma tônica dos desenhos do picolino. O engraçadíssimo pinguim tentando conseguir peixe facilmente e um oponente tentando evitar. Sensacional! Prestem atenção na mensagem.
By Marcelo Smith.
TURMA DO PICA-PAU – “UMA FÁBULA TOLA”
Falando ainda da turma do pica-pau, este desenho também mexeu e mexe, ainda, muito comigo. Raríssimo, dificilmente passava na TV. Confesso que era um daqueles que eu ficava esperando. Ele mostra o sonho de voar como objetivo de vida de uma tartaruguinha cujo nome é Herman. Imaginem, uma tartaruga voando. Sensacional!
Todas as vezes que este desenho passava, eu o assistia chorando. Verdade, eu tinha 10 para 11 anos e já me tocava com certas coisas. Talvez seja pelo fato de que tudo que envolve sonho e morte sempre tenha mexido comigo, exatamente pelo fato de que alguns sonhos só conseguimos depois da morte.
Assista e delire lembrando da sua infância.
By Marcelo Smith
Um comentário:
Ae Monster sen sa cio nal!!! parabéns, na próxima vale colocar a do barril, niagara falls..rsrsrs
É isso aí monster parabéns
Postar um comentário